FESTA DE FINALISTAS DA ESCOLA BÁSICA – PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO

28 de Junho de 2016

Mais um ano letivo que chega ao fim, parecendo que ainda “ontem” se fez a receção aos alunos. E como vem sendo hábito, de uma ou de outra forma, fez-se a festa de finalistas, no dia 9 de junho, último dia de aulas para o 1º ciclo do Ensino Básico, mas não para o Pré-escolar, cujo calendário escolar se prolonga até ao dia 1 de julho.

Foram muitas e variadas as representações dos alunos do 4º ano, com entusiasmo, emoção e saudades de uma escola que frequentaram, onde foram felizes durante os 4 anos do 1º ciclo. Alguns desde o Pré-escolar. Houve manifestações de alegria e tristeza à mistura: a primeira, sinal de que tinham crescido e realizado o seu percurso escolar normal com êxito; a segunda, sintomática de uma ligação muito estreita com os professores e os assistentes, bem como do próprio ambiente escolar onde passaram tantas horas da sua vida. As lágrimas, de emoção, fazem parte de um ritual, atribuído ao ser humano, de exteriorização do que de bom e mau acontece na vida, principalmente quando se avizinha uma mudança, onde tudo será novo e diferente. Nem melhor, nem pior, nem igual! Simplesmente um novo desafio!

Os pais fizeram questão de estar presentes, pontuais na sua disponibilidade, como é habitual. Também eles sentem sempre a ansiedade da mudança na vida dos seus filhos, o que se compreende. E por esta e outras demais razões, faz todo o sentido, partilhar com eles estes momentos e demonstrar-lhes que os seus filhos estão preparados para enfrentar o futuro próximo, no qual eles têm o papel principal. E foi da melhor forma que os alunos deram o seu testemunho, surpreendendo-nos a todos com a sua criatividade, autonomia e determinação, responsabilidade de tarefas atribuídas. Eles próprios o disseram a todos os presentes: ”Vamos ter saudades, mas temos que continuar…!”Se não foram estas as palavras, foram outras que queriam dizer exatamente o mesmo.

A abertura da festa foi da responsabilidade da Sra. Coordenadora de Estabelecimento, professora Elvira que fez as honras da casa, seguindo-se a intervenção do Sr. Diretor do Agrupamento, Dr. Alcides Sarmento, com palavras de agradecimento, orgulho e intenção de votos de felicidades, sucesso escolar e pessoal, para os alunos finalistas.

Seguiu-se a apresentação de uma canção dos alunos do pré-escolar, dedicada aos finalistas. E por fim foram eles, os protagonistas da festa que brilharam e fizeram no palco, uma ínfima parte daquilo que aprenderam ao longo dos três anos de frequência no Jardim-de-infância. E mesmo assim, resumiram bem tudo o que viveram neste nível de ensino:

“Gosto do Jardim-de-infância, porque lá posso brincar, fazer lindas construções, pular, saltar e aprender coisas novas…”

Foi esta a mensagem que quiseram passar. E os desejos de grandes sucessos para os que ora se despedem do J.I. e não têm medo da mudança, porque se sentem em casa. Só mudam de ala, da direita para a esquerda e isso deixa-os mais tranquilos com certeza. Foram entregues os Diplomas e cantou-se o hino dos finalistas com pompa e circunstância. Afinal só acontece de ano a ano! E este já acabou. Teve um final feliz! Houve festa, animação e lanche para comemorar!

 

A Coordenadora do Departamento do Pré-escolar

Deolinda Salgueiro