Escola e Família em Construção: Promover a Inteligência Inter-relacional

10 de Dezembro de 2012

Decorreu no passado dia 6, no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, o primeiro encontro “Escola e Família em construção: Promover a Inteligência Inter-relacional”.

Este projeto nasceu de uma parceria entre a Associação de Pais e o Agrupamento de Escolas e tem como principal objetivo promover a complementaridade e a eficácia desta conjugação.

A Família é a base do Projeto Educativo de qualquer criança que deverá ser complementado pela Escola que tem como função base –ENSINAR.

Se estas duas organizações forem capazes de cumprir a sua “Missão”, aumentamos as probabilidades dos nossos filhos/alunos se desenvolverem de forma equilibrada, prevenimos o insucesso e o abandono escolar e promovemos a aprendizagem de forma mais eficaz.

Esta primeira abordagem foi realizada pela Presidente da Associação de Pais, Dr.ª Lídia Adelaide Oliva Teles, que falou sobre o Novo Estatuto do Aluno e pela Psicóloga do Agrupamento que referiu a importância da Família na transmissão de regras, nos valores e na construção equilibrada da personalidade dos filhos.

Foi uma sessão muito participada tendo dado origem a um debate profícuo no qual o Diretor do Agrupamento, Dr. Alcides Sarmento, teve oportunidade de prestar esclarecimentos a muitos dos pais presentes acerca das respostas e dos projetos em prol dos alunos, desenvolvidos no Agrupamento.