Em Coimbra… (Visita de Estudo)

13 de Fevereiro de 2011

Alunos envolvidos na visita de estudo
Alunos envolvidos na visita de estudo

No dia 13 de Janeiro, fizemos uma visita de estudo a Coimbra. Quando digo ‘nós’, quero dizer as turmas do 8º ano. Saímos de Moimenta da Beira por volta das 8 e 35 e chegámos por volta das 11 horas. À chegada, estávamos todos bastante curiosos, pois não tínhamos conhecimento do que iríamos ver no Museu Machado de Castro. Ficámos agradavelmente surpreendidos com aquilo que vimos. Fomos visitar um espaço com 2010 anos, esse lugar era Aeminium, aqui conserva-se um criptopórtico, no local onde hoje está implantado o Museu Machado de Castro. Este criptopórtico foi construído em dois andares. No piso superior, uma galeria em forma de II envolve outra do mesmo traçado. Em cada braço, três passagens dão acesso de uma a outra galeria, no topo, as galerias também comunicam umas com as outras. A construção desta estrutura foi a solução encontrada pelos engenheiros romanos para ultrapassar o declive natural do terreno, criando-se uma plataforma artificial onde foi implantado o fórum da cidade.

Depois desta injecção de conhecimento, ficámos esfomeados, pelo que, nos dirigimos para o Jardim da Sereia, onde almoçámos. Em seguida, já sedentos de diversão e ansiosos por continuar as aventuras deste dia, dirigimo-nos para o Exploratório.

Já no exploratório, visitámos uma exposição acerca do corpo humano em que era  ‘PROIBIDO NÃO MEXER’ . Aqui também pudemos visitar um planetário.
Já no fim da nossa visita fomos ao Fórum de Coimbra onde observámos alegremente e livremente as montras, comprámos o que o orçamento permitia e divertimo-nos bastante.

Depois deste dia cheio de animação e de uma viagem bastante alegre e divertida chegámos, por fim, a Moimenta da Beira por volta das 21 horas.

Cláudia Silva, 8º F