Educação pré-escolar na Expodemo

16 de Outubro de 2015

O Departamento da Educação Pré-escolar participou, pela 1ª vez na Expodemo, inserido no projeto de divulgação de prática pedagógica diversificada, num contexto documental e teórico: Orientações Curriculares, Gestão Flexível do Currículo, Brochuras de Apoio e Metas de Aprendizagem.

De mãos dadas com o PEPS e o CQEP uniram-se esforços no sentido de dar a conhecer a importância do trabalho em parceria e de articulação, valorizando os pontos comuns que caraterizam cada um dos Projetos e a sua relevância no enriquecimento dos alunos, tanto formativo como educativo de todo o Agrupamento.

A representação da Educação Pré-escolar pública, baseou-se na intervenção deste nível de ensino, numa perspetiva integradora e transversal, de aprendizagens múltiplas e experiências inovadoras, tão importantes para a formação do individuo, na sua componente de cidadania participada, aferida de normas e regras de vida em sociedade.

Será sempre esta a razão de ser da Educação Pré-escolar e o seu caráter privilegiado de ter como ponto de partida, a CRIANÇA, no seu todo e a comunidade onde está inserida., corresponsável na criação de estruturas e condições para a igualdade de oportunidades no acesso à educação para todos.

A abordagem que fizemos neste evento teve como finalidade principal, sensibilizar o público que nos visitou, para a importância da Educação Pré- escolar, objetivos e ambições, valores e atitudes, numa perspetiva de melhoria na formação global da criança, como ser único, capaz de pensar, de escolher, de se afirmar, de ser criativo e curioso, consciente e interventivo, ativo e participativo.

A divulgação fez-se através da distribuição de ventoinhas de papel, simbolizando o ritmo que cada criança tem e deve ser respeitado, tendo como motor de aprendizagem o ”vento”, na figura do adulto e no mundo do fantástico. As maçãs de cartolina feitas pelas crianças, com slogans alusivos à condição de criança e do brincar e por fim os balões que não podiam faltar numa mostra desta natureza. Sim, porque o balão está para a criança como a comida para a boca: “Dêem-me um balão e eu ficarei feliz”.

Para os pais e demais familiares, os desdobráveis em forma de MAÇÃ, com informações importantes relativas à educação das crianças.

Desde já fica a promessa de repetir para o ano, com a criatividade necessária e atividades…à escolha. Não vamos revelar. Porque um ano…não é muito tempo!

Fica a expetativa!

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro

 

Polaroid DIGITAL CAMERA

Polaroid DIGITAL CAMERA

Polaroid DIGITAL CAMERA