Dia do Pijama – 20 de novembro

26 de Novembro de 2013

UMA CRIANÇA TEM DIREITO A CRESCER NUMA FAMÍLIA é a grande causa do Dia Nacional do Pijama.

A Convenção Internacional dos Direitos da Criança (faz 25 anos, em 2014), logo no seu preâmbulo, defende que “uma criança deve viver num ambiente familiar, num clima de felicidade, amor e compreensão, para que seja possível realizar, na sua plenitude, todos os seus direitos”.

Com o Dia Nacional do Pijama pretende-se dar visibilidade a esta causa, sensibilizando a sociedade e cada um de nós para a necessidade de tornar real este direito fundamental das crianças.

Juntos podemos deixar uma marca positiva em muitas crianças, se começarmos, hoje, ajudando uma de cada vez.

As boas práticas internacionais apontam o acolhimento familiar como um recurso fundamental e prioritário a ser usado quando as crianças têm de viver separadas dos seus pais. Sendo o povo português um dos mais solidários do mundo, acreditamos que todos podemos ajudar a mudar esta realidade, dia a dia, passo a passo, família a família, abraço a abraço. Este é o objetivo da Missão Pijama® de que todos podemos fazer parte, defendendo estes valores, para que, num futuro breve, muito mais crianças possam crescer numa família.

Aconteceu no dia 20 de novembro e pelo segundo ano consecutivo foi um dia de grande animação, surpresa, atividades variadas e não esqueceu o lado solidário que está implícito nesta iniciativa tão sui generis.

O dia começou com o desfile dos lindos e coloridos pijamas que as nossas crianças vestiram e que para tal, muito contribuiu a boa vontade dos pais que abraçaram esta ideia com o carinho que nós Educadoras dispensamos a este dia.

A proximidade entre todas as crianças foi uma constante e desenvolveram atividades conjuntas durante todo o dia.