DIA DA FAMÍLIA – 2016

27 de Maio de 2016

 

A II comemoração deste evento, realizou-se no dia 16 de maio, no Auditório Padre Bento da Guia, pelas 17h30.

As famílias responderam de forma massiva e encheram o auditório para assistirem com os seus filhos, a uma peça de teatro, intitulada: “Pais à escolha num centro comercial perto de si”, texto de Maria Inês Almeida, encenada pelo grupo de educadoras do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira com a participação de duas mães.

A nossa intenção ao escolher esta história, foi proporcionar a espectadores tão especiais, momentos de divertimento e convívio, num dia dedicado às famílias e abordar de uma forma lúdica o conceito de família, retratando de alguma forma uma realidade dos nossos dias.

A pertinência deste tema situa-se, também, no direito que todas as crianças têm de ter uma família, independentemente das características da mesma. E como vivemos um período em que a diversidade nas famílias, os elementos que a compõem e até mesmo a ausência de um dos progenitores é uma realidade, temos que nos ajustar aos padrões parentais que nos aparecem.

A única certeza que temos e acreditamos é que o mais importante é colocar sempre, em primeiro lugar, o conceito afetivo, securizante e de confiança no seio da família, ingredientes obrigatórios para uma vida feliz.

Tal como foi retratado na história, as crianças, se tivessem que escolher os pais que queriam ter, seriam sem dúvida os que dão atenção, carinho, contam histórias e lhes dão colo!

Pensamos ter passado a mensagem que queríamos e ir de encontro às vossas expectativas, enquanto pais e famílias, de mãos dadas com a escola, local onde os vossos filhos passam muitas horas.

E o dia terminou da melhor maneira, como não podia deixar de ser, a comer, beber e confraternizar, com momentos para recordar.

Mais um dia importante se comemorou e outros se seguirão. O da família, só para o ano!