Dia da Árvore e da Floresta- Da Poesia

2 de Maio de 2017

Este ano comemorou-se o dia 21 de março com uma visita a Beira Valente, onde se encontra o castanheiro mais antigo de Portugal, escolhido para ser homenageado neste dia. As crianças começaram a chegar e o espaço envolvente ficou mais colorido e cheio de vida. E como a fome já apertava, todos os cantinhos serviram para fazer o piquenique, ali ao pé da árvore que estendia os seus ramos a toda a volta de um tronco aberto e recortado, servindo de encosto para as fotos.  De barriga cheia e curiosidade ao rubro, as crianças começaram a mexer-se com o cuidado recomendado, dando as mãos, até serem formadas as rodas, á volta do ídolo nomeado, em modo de abraço.

O regresso à escola fez-se com calma e entusiasmo.

Depois do almoço fizeram-se plantações, onde as crianças tiveram oportunidade de mexer na terra e regar as plantas. Com mais estas flores, a nossa escola ficou ainda mais bonita!

Para terminar o dia demos uma volta pela nossa avenida, onde colocamos as poesias, quadras ou frases sobre a árvore e a natureza, atividade que nos foi sugerida para destacar a importância do tema.

Quem passear ou circular por estas ou outras paragens da Vila, pode deparar-se com este trabalho realizado na escola, como forma de sensibilizar a comunidade para este desafio de uma causa nobre e muito importante.

O objetivo foi atingido e a colaboração de todos foi real!

Boas leituras na caminhada.

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro