Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

3 de Junho de 2011

Nos dias 28 e 29 de Abril de 2011, decorreu no Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira a terceira edição da Feira de Educação, Formação, Qualificação e Emprego – “Moimenta Oportuna”, a qual constituiu, também, um espaço para actividades da Semana Cultural organizadas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Durante os dois dias em que decorreu o certame, foram abertos espaços destinados a toda a Comunidade Educativa, um dos quais da responsabilidade do Grupo de Recrutamento 500 (Matemática) – Clube da Matemática. Os jogos, para além do entretenimento, apresentam um grande potencial pedagógico e didáctico, criando motivação para o pensamento e a investigação no campo da Matemática. Assim sendo, o Clube da Matemática apresentou e disponibilizou vários jogos matemáticos: de tabuleiro, de computador e o jogo “Quem quer ser milionário” para os vários níveis de ensino.

Os professores dos grupos de Recrutamento 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia) organizaram e dinamizaram um stand com algumas das experiências executadas por elementos desses dois grupos de Recrutamento junto dos alunos mais novos do Agrupamento, Pré-Escolar e Primeiro Ciclo, no âmbito do projecto Eureka Júnior. A actividade destinava-se a toda a comunidade, tendo como objectivo mostrar a parte lúdica e útil da Física, da Química, da Biologia e da Geologia. Decorreu normalmente, sem acidentes e foi vista por um elevado número de visitantes. Pelo exposto, pode fazer-se uma avaliação muita positiva desta actividade e os visitantes demonstraram ter adquirido novos conhecimentos e constatada esta nova realidade, a de um concelho em que, tendo como alvo a mais tenra idade, está sendo lançado o fermento da curiosidade científica e do espírito crítico, que, certamente, irá potenciar a emergência de novos valores no domínio científico-cultural, os quais contribuirão para o engrandecimento do nome da nossa terra em Portugal e além-fronteiras.

Eram 10h30min do dia 28 de Abril, os alunos de cada jardim-de-infância do Agrupamento, acompanhados pelas respectivas educadoras, iniciaram, no interior da tenda da “Moimenta Oportuna”, o desfile comemorativo do Ano Internacional das Florestas e cada jardim-de-infância foi sendo chamado ao palco pela professora Sílvia Gomes, tendo posado para as fotografias, para gáudio dos muitos presentes, dentre os quais o Sr. Secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro. A sensibilização em relação aos problemas que afectam as florestas e para a necessidade de actuarmos, vinda de crianças de tão tenra idade, deixou compungidos todos os presentes. Esta actividade, organizada pelo Grupo de Recrutamento 520 (Biologia e Geologia), encheu de orgulho todos os participantes e a assistência e motivou o próprio Secretário de Estado a tirar fotografias, para mais tarde recordar algo que merece ficar para a posteridade.

Algo que não passou despercebido no certame foi a simulação de um ecossistema aquático (charca), numa alusão ao início da Década da Biodiversidade (2011-2020). Na Quarta-Feira à tarde, dia 27 de Abril, os professores do Grupo de Recrutamento 520 (Biologia e Geologia) e um grupo de alunos seus não mediram esforços na montagem do cenário, o qual, durante os dois dias seguintes, chamou a atenção, de todos os que passavam por essa secção da tenda da “Moimenta Oportuna”, para tão importante comemoração sob os auspícios da ONU, despertando as mais diversas sensibilidades ecológicas em alunos, professores, auxiliares de acção educativa e demais visitantes do evento. Tratou-se de uma actividade que fortaleceu, em larga medida, o espírito de entreajuda no seio do Grupo de Recrutamento 520 (Biologia e Geologia) e na comunidade educativa local, tendo despertando as consciências para os problemas que afectam os ecossistemas aquáticos e para algumas questões éticas envolvidas na abordagem destes temas.

Mais discreta mas não menos importante foi a oferta de calendários de bolso contendo, cada um deles, uma referência a um recorde na Biologia ou na Geologia. Tudo começou nas salas de aula, teve continuidade em casa, na Sala de Professores, na Biblioteca e na Reprografia, tendo, na “Moimenta Oportuna”, a oportunidade de cativar grandes e, sobretudo, pequenos (alunos do Primeiro Ciclo) para esse mundo fascinante e repleto dos mais inimagináveis factos e curiosidades que é o mundo das Ciências Naturais, Biologia e Geologia. Foi mais uma actividade que fortaleceu o espírito de entreajuda no seio do Grupo de Recrutamento 520 (Biologia e Geologia) e na comunidade educativa local, tendo cumprido o objectivo de motivar e mobilizar os mais jovens para o estudo das Ciências Naturais, o qual fornece um importante alicerce para o seu harmonioso relacionamento com o meio e para as mais ambiciosas vocações profissionais ligadas a esta área do conhecimento.

Vivemos em tempos em que constrangimentos de vária ordem procuram impor um produto chamado “saber enlatado”, constituindo este evento uma ocasião para que essa nobre propriedade dos nossos intelectos, a saber, o saber, possa soltar-se das suas amarras e tenha, nos mais descomprometidos e puros, as ilustres crianças do nosso concelho e concelhos limítrofes, a valorização capaz de motivar os fazedores de obra do futuro!

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais deu por bem empregue os esforços para tão conseguida participação, com a consciência de que contribuiu para o sucesso de mais uma edição da Semana Cultural e da “Moimenta Oportuna”, eventos que já conquistaram um espaço na nossa região!

Actividades do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais