Convite: Nova apresentação da peça – Ester

24 de Abril de 2013

Depois do sucesso atingido nas apresentações ocorridas durante a Semana Cultural, o Grupo de Teatro Persona sobe de novo ao palco.

Sábado, dia 27 de abril, estão convidados a assistirem à encenação da peça ESTER  que será apresentada no audiório da escola sede do Agrupamento de Escolas, pelas 21 horas.

Sinopse:

Ester é uma jovem judia que vive no Império Persa. Ester é escolhida para entrar no harém do rei Xerxes, e pouco tempo depois o povo judeu é condenado ao extermínio. O dilema de Ester é: fazer segredo das suas origens para salvar a vida? Ou incorrer num acto punível com a pena de morte, para defender o seu povo?

Não é óbvio que uma pessoa forte e corajosa possa comportar-se com brandura. Que seja delicada, tenha dúvidas e incertezas. Isto porque a coragem e a força são habitualmente conotadas com a violência e a agressividade dos exibicionistas e destemidos. Ester é um hino à coragem de quem assume a sua fragilidade e inexperiência, em oposição à cobardia, ao oportunismo e ao cinismo dos poderosos.

O medo e a morte são os temas principais desta história baseada no Livro de Ester do Antigo Testamento. Apesar de ter uma atmosfera de segredos, mentiras e ameaças, ou talvez por isso mesmo, é uma paródia carnavalesca. Está repleta de jogos, enganos e charadas. Os fortes mascaram-se de fracos; e os fracos usam o poder para esconderem as suas debilidades.

O tema mais subtil da peça é o da inteligência. Usamos a nossa inteligência, os nossos conhecimentos, em proveito próprio. Ester procura demonstrar que o egoísmo nos condena à solidão, à ambição desenfreada e à loucura.

Ester