Conferência de Educação Estética e Artística

27 de Junho de 2017

O Papel da Escola na Fruição dos Universos Culturais

Realizou-se no dia de 17 de junho, no auditório municipal, com a presença de convidados de grande qualidade educativa, para além de outras.
Aconteceu pelas razões muito óbvias de receber na nossa terra, figuras da vida nacional, empenhadas em defender projetos como este, meritórios da nossa participação e envolvimento.

O evento teve o seu 1° momento alto, com a intervenção do Dr. Laborinho Lúcio, com um contributo valioso para a melhoria na forma de estar na educação e dos seus parceiros.
Os discursos que se seguiram assentaram na continuidade e outra coisa não era de esperar, quando falamos do Presidente da Câmara e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

O almoço foi servido na cantina da Escola Secundária, onde o calor não foi suficiente para tirar o apetite e a refeição foi muito agradável, desde as entradas às sobremesas, passando pelos saborosos pratos, dispostos nas mesas de uma forma eloquente e irresistível’ . Estava tudo muito bom, escolher foi o mais difícil.

O 2° momento marcante, a orquestra “Masterclass”, formada por alunos, funcionários e professores foi muito bem sucedida. Tocou e encantou!

Seguiu-se a tarde que prometia ainda mais e cumpriu. Os testemunhos dados, relativamente ao projeto da formação em artes, como percurso importante do pré-escolar e currículo do 1°ciclo, na realização de aprendizagens efetivas e de enriquecimento individual das crianças.

Foram intervenientes nesta temática, a coordenadora do projeto, Elisa Marques, a coordenadora regional Maria Martins, os formadores de música, teatro e expressão plástica.
Para finalizar e porque o tempo não se compadece e vai passando, a mesa organizou-se com docentes envolvidos no projeto, já implementado que deram o seu testemunho, com as experiências realizadas e avaliação muito positiva, elucidativa da sua eficácia.

Terminou assim este sábado dedicado a todos quantos deixaram o conforto do sofá, ou o passeio em família e estiveram juntos na fruição de momentos agradáveis e ricos em prol das nossas crianças.

O futuro esteve aqui, com muita convicção, interesse e responsabilidade,

A temática foi oportuna e as repostas foram ao seu encontro.

Estamos todos de parabéns!