Concurso “Jovens Jornalistas de Ciência”

1 de Maio de 2012

O jornal Ciência Hoje e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica lançaram o concurso «Jovens Jornalistas de Ciência» destinado aos alunos do Ensino Secundário. Este concurso destina-se a fomentar entre os jovens o gosto pela comunicação de Ciência na perspectiva do jornalismo.

O Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira participou neste concurso com uma equipa de jovens jornalistas. O repto foi lançado pelo professor Paulo Sanches (Clube das Ciências) ao professor Jorge Ferreira (responsável pelo Boletim Informativo do AEMB), que de imediato encetou as respetivas deligências. Com os alunos já em férias estivais, o docente contatou a aluna Francisca Cardia que de imediato aceitou o desafio e se responsabilizou pela formação da equipa. Feitos os contatos, resultou que à Francisca se juntaram as alunas Maria Sarmento e Sofia Lima, todas do 11º ano.

Escolhido o nome do nosso órgão de comunicação social “No trilho da ciência” e feita a inscrição, estavamos prontos para partirmos à descoberta. A prova desenrolou-se ao longo do ano letivo, dividida em três fases (reportagem escrita, reportagem vídeo e entrevista audio).

“Observação de aves na Albufeira de Vilar” foi o tema que nos calhou em sorte para a nossa reportagem escrita. Tema dificil, dada a nossa insipiência na matéria, mas felizmente não correu nada mal, pois no final da primeira prova estavamos classificados em 22º lugar em 147 escolas inscritas. Os nossos agradecimentos ao professor Marco Gil pela sua inteira disponibilidade e colaboração e ao Sr. Ramos (Vilar) pela ajuda que nos concedeu.

Podem ver a nossa reportagem em: http://jjcprovas.cienciahoje.pt/2095.

Propostos novos temas para a segunda prova, foi escolhido para a reportagem vídeo: “Regeneração óssea pelo mecanismo natural” – investigador Doutor Serafim Ferreira (Instituto Politécnico de Viseu). Este trabalho levaria a equipa “No trilho da Ciência” a subir ao décimo lugar da classificação, muito graças à colaboração e apoio do Técnico Luís Belo, da jornalista do Jornal Beirão, Maria João, e, naturalmente, à disponibilidade e colaboração do Doutor Serafim Oliveira.

A prova pode ser visualizada em: http://zappiens.pt/Z2297.

No arranque do 3º período teve lugar a terceira prova, a entrevista audio. A equipa deslocou-se à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra onde entrevistou a Doutora Eugénia Carvalho, investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, especialista na área da Diabetes. Uma expeirência fantástica, muito graças a toda a colaboração da Doutora Eugénia, e à ajuda do Técnico Luís Belo e da Psicóloga Carla Cavaleiro.

A entrevista pode ser escutada em: http://zappiens.pt/video.php?id=2343.

Apesar de termos a consciência de se ter desenvolvido um bom trabalho, a votação desta última prova remeteu a nossa equipa para um honroso 15º lugar.

Esta dignificante participação só foi possível graças ao empenho e qualidade das nossas alunas e ao apoio incondicional da Direção do AEMB, em particular do Diretor Alcides Sarmento. A todos o nosso bem haja muito tipicamente serrano.

Prof. Jorge Ferreira