“COMER BEM, PARA CRESCER MELHOR!”

23 de Outubro de 2015

Realizou-se no passado dia 19 de outubro, no Auditório da Escola Secundária de Moimenta da Beira, uma ação de sensibilização no âmbito do projeto “Comer bem, para crescer melhor!”, implementado no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015/2016. Os objetivos deste projeto prendem-se com os cuidados a ter com a alimentação, como forma de combater a obesidade infantil.

Fomos brindados com a presença de oradores entendidos na matéria e mostraram-no na abordagem que fizeram individualmente e numa sequência lógica de regras e comportamentos assertivos, de quem se preocupa com o bem-estar das crianças.

A sessão iniciou-se com a Dietista Dânia Soares que fez a sua intervenção direcionada para a preparação cuidada dos lanches e refeições das crianças, associando quantidade, qualidade, cor variedade e alegria q.b. na confeção de refeições em família. O segredo que nos revelou, interessante por sinal, foi o de negociar com as crianças os alimentos que irão comer e deixá-las envolver-se de forma entusiasta. Vão ver que o resultado é positivo!

Seguiu-se a Enfermeira Rita do Centro de Saúde que dando seguimento à temática, teceu considerações úteis para a economia alimentar e deixou alguns conselhos para o planeamento de refeições e uso da lista de compras no supermercado, tendo em conta as promoções e a qualidade de marcas brancas.

A intervenção da Professora Maria do Carmo, do PEPS, baseou-se em conselhos importantes para a arrumação dos alimentos e a sua confeção criativa.

Por último, a Enfermeira Bruna reforçou algumas das informações já dadas, acrescentou pormenores de organização do frigorífico e despensa, tendo em conta a validade, recorrendo, por exemplo, ao inventário dos alimentos existentes e às respetivas quantidades.

Aos pais que estiveram presentes agradecemos que se tenham associado a nós, aos que não puderam estar gostaríamos de poder contar com eles num próximo encontro, em data e hora a repensar.

Tudo pela saúde dos vossos filhos, nossos alunos.

Vamos manter-nos atentos à obesidade infantil e, se possível, combate-la!

Deolinda Salgueiro (Coordenadora do Departamento do Pré-escola)