Clube do Desporto Escolar – Formação Alunos/Árbitros

11 de Outubro de 2012

No dia 10 de Outubro de 2012, realizou-se a primeira sessão da Formação alunos/árbitros, organizada pelo Clube do Desporto Escolar. Tratou-se de uma iniciativa ímpar, que juntou cerca de cinquenta alunos do nosso Agrupamento e da Escola Profissional de Moimenta da Beira.

Esta primeira sessão foi presidida pelo diretor do nosso Agrupamento, professor Alcides Sarmento e contou também com a presença do presidente da APAF (Associação portuguesa de árbitros de futebol) – José Gomes, o vice-presidente da APAF – José Padinha, o diretor técnico regional da Associação de Andebol de Viseu – Nikolai Bodourov, a vereadora do pelouro do desporto da Câmara Municipal de Moimenta da Beira – Alexandra Marques, o diretor do Clube de Desporto e Recreio de Moimenta da Beira – Hugo Bondoso, o representante da rádio Riba Távora – António Rocha e o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Douro e Távora – Felisberto Lima.

Durante a tarde, foram debatidas diversas temáticas relacionadas com a arbitragem, nomeadamente: Arbitragem – complemento ou carreira?;  Desporto escolar vs. desporto federado; Percurso formativo do árbitro; Perfil do jovem árbitro; A arbitragem no feminino; A arbitragem e a comunicação social.

O Clube do desporto escolar agradece a presença de todos os participantes nesta primeira sessão e a tornaram um sucesso.

Nos dias 17 e 24 de Outubro irão realizar-se as restantes sessões da Formação de alunos árbitros, com sessões teóricas e práticas.