Clube de Desporto Escolar – Recomendação n.º 21

8 de Janeiro de 2013

Mudar o estilo de vida é a chave para perder peso

 

Alguns conselhos que ajudam a manter esta resolução de ano novo…
      Com a chegada de mais um novo ano, são tomadas as típicas resoluções de ano novo, que para muitos envolvem a perda de peso. No entanto, só alguns conseguem ser bem-sucedidos, já que se torna essencial adotar, ao longo de todo o ano, as medidas necessárias para o efeito.
      Alenka Ravnik-List, coordenadora do programa para a diabetes no Mount Sinai Medical Center, em Nova Iorque, EUA, revela que: “o mês de janeiro é a altura do ano em que os ginásios são invadidos por utilizadores novos e já existentes, determinados a participar em aulas de zumba ou de “spinning”, e as pessoas que iniciam dietas enchem os carrinhos de compras com fruta e legumes, em vez de batatas fritas e bolachas”.
      “Mas infelizmente muitas destas pessoas, cheias de boas intenções, serão mal sucedidas”, continua. No entanto, a adoção de algumas regras poderão ajudar as pessoas a mudar de estilo de vida e a perderem peso. A especialista definiu assim um conjunto de conselhos para este propósito.
      Deve-se tomar sempre o pequeno-almoço. Vários estudos demonstraram que tomar o pequeno-almoço todos os dias ajuda na perda de peso, bem como a mantê-lo de futuro.
      Mantenha um diário de tudo o que consome. As pessoas que anotam diariamente tudo o que comem, consomem 15% menos de comida do que aquelas que não o fazem.
      Comece a caminhar. As pessoas sedentárias caminham apenas cerca de 3.000 passos por dia. Se caminhar 6.000 passos por dia poderá conseguir manter o seu peso presente. O aumento do seu número de passos diários para mais de 10.000, proporcionará a perda de peso.
      Tenha em atenção a quantidade de comida que consome. Procure tomar as refeições em pratos de tamanho normal (entre 20 e 23 cm de diâmetro). Se o prato for maior, poderá ter tendência a enchê-lo e consequentemente a comer mais. Procure também encher metade do seu prato com legumes de várias cores e o resto com proteínas magras e cereais integrais.
      Pese-se pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, poderá controlar e/ou corrigir atempadamente pequenos ganhos de peso antes que perca o controlo sobre o mesmo.
      Finalmente, não seja demasiado rigoroso consigo próprio e, de vez em quando, ceda ao desejo de consumir algo em especial. Planeie uma saída com amigos para satisfazer esse desejo. A moderação constitui a chave para o sucesso.
      Alenka Ravnik-List acredita que “se seguir estas indicações, poderá escolher uma resolução de ano novo diferente no próximo ano porque estará a sentir-se física e mentalmente melhor”.