Champimóvel no Agrupamento

6 de Novembro de 2017

Na semana de 23 a 27 de outubro, o Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira acolheu o Champimóvel nas instalações da EB2.

O Champimóvel é um simulador móvel, transportado num camião TIR, pertencente à Fundação Champalimaud, que tem por objetivo divulgar a investigação científica biomédica junto dos mais novos.

A iniciativa partiu do Clube das Ciências, contando com a colaboração dos docentes de Ciências Naturais do agrupamento, envolvendo a participação de cerca de 420 alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos de escolaridade.

No simulador foi apresentado um show multimédia interativo, intitulado “O Futuro da Ciência”, com cerca de 25 minutos, que fez uma pequena viagem pelo corpo humano, apresentada pela personagem Champi.

O roteiro dessa viagem começou no mecanismo da visão, seguido da apresentação da célula e do seu material genético, da ação dos vírus, da terapia genética e finalmente das investigações recentes em células estaminais e nanotecnologias.

O Clube das Ciências, já aguardava a vinda do Champimóvel a Moimenta da Beira desde 2015, altura em que contactou a Fundação Champalimaud, mas que por questões logísticas e geográficas da deslocação do camião para a nossa região, só agora foi possível tê-lo no agrupamento. Mas espera que esta apresentação dinâmica e divertida do Champimóvel tenha conseguido despertar a curiosidade científica nos alunos envolvidos.

Champimóvel – Distribuição das Turmas

Para ver mais sobre o Champimóvel…

https://www.facebook.com/Champimovel/videos/