Canguru Matemático sem fronteiras 2011

21 de Março de 2011

Logótipo canguru matemático
Logótipo canguru matemático

Os alunos da Escola EB2 realizaram no dia 17 de Março de 2011, o Concurso Canguru Matemático 2011 das 15h e 15 às 16h45, mesmo na ausência de aulas no horário da realização da mesma.

Esta actividade é de cariz internacional e tem por objectivo estimular o gosto e o estudo pela Matemática, bem como tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.

É de salientar a colaboração dos professores da escola que aplicaram a referida prova.

Um pouco de história

No início dos anos 80, Peter O’Holloran, professor de matemática em Sydney, inventou um novo tipo de Concurso Nacional  em escolas australianas: um questionário de escolha múltipla.  Este concurso foi um enorme sucesso na Austrália.

Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição em França com o nome Canguru (“Kangourou”)  para prestar homenagem aos seus amigos australianos.

Na primeira edição, participaram 120 000 estudantes, atraindo a atenção dos países vizinhos.  Em Junho de 1993, o Conselho de Administração do Canguru (“Kangourou”) Francês convocou um encontro europeu em Paris e sete países decidiram adoptar o mesmo concurso.

Em Junho de 1994, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus (Espanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Moldávia, Polónia, Rússia e Eslovénia)  decidiram a criação do “Canguru Matemático sem Fronteiras”.

Actualmente, a associação conta com representantes de 46 países e cerca de 6 milhões de participantes em todo o mundo. Portugal participou pela primeira vez em 2005 no Canguru Matemático sem Fronteiras.

Elisabete Pina & Paula Monteiro