BE – Formação do Instituto Nacional de Estatística (INE) para docentes

7 de Fevereiro de 2013

Instituto Nacional de Estatística (INE)

 

Apostar na biblioteca escolar para chegar à comunidade educativa e utilizar a estatística como ferramenta de aprendizagem ativa constituem o cerne do protocolo estabelecido, em 2010, entre o Instituto Nacional de Estatística e a Rede Bibliotecas Escolares.

Formação INE | RBE 2012.13

Em 2012/13, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística (INE) planeiam prosseguir as ações de formação dirigidas a professores, para promover a literacia estatística em contexto curricular.

A formação em literacia estatística enquadra-se no protocolo de colaboração celebrado, em 2010, entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística (INE), com o objetivo de desenvolver esta literacia junto da população escolar.

A articulação entre a biblioteca e os professores das diferentes disciplinas, constitui-se como a base deste protocolo.

Pretende-se, com esta colaboração, que a literacia estatística seja trabalhada de forma prática em contexto de ensino/aprendizagem, designadamente através da utilização de um conjunto alargado de recursos digitais disponibilizados pelo projeto ALEA – Ação Local de Estatística Aplicada.

O protocolo deu origem a um conjunto de ações de formação destinadas aos professores bibliotecários, subordinada à temática: A literacia estatística ao serviço da cidadania: uma primeira abordagem.

O desafio lançado visou tornar a literacia estatística uma competência prática, através da utilização das ferramentas e aplicações do portal do INE e do Projeto ALEA, cujas potencialidades pedagógicas permitem a exploração e a aprendizagem dinâmica de diferentes conteúdos curriculares.

Iniciada em 2010/11, esta formação alargou-se, em 2011/12, a todos os professores dos diferentes graus de ensino, tendo sido neste ano letivo realizadas 246 sessões, envolvendo 13 formadores do INE e 2.675 docentes de diferentes departamentos curriculares.

Em 2012/13 vai ser dada continuidade a esta formação.

Esta Formação será dada em Moimenta da Beira, no dia 10 de Abril de 2013 (4ª feira), das 14h 30 às 17h 30m.

Destina-se a todos os grupos disciplinares, mas é sobretudo direcionada  para os docentes dos grupos disciplinares de: História, Geografia, Matemática e Economia e Contabilidade.

A biblioteca escolar pede que os docentes interessados, nesta formação, façam a inscrição junto dos coordenadores de grupo de docência, na BE ou por email: biblioteca-esjdr@sapo.pt , até ao final do 2º período.