Atividades do PEPS

16 de Novembro de 2011





P R E S S E (Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar)

É um programa promovido pela Administração de Saúde do Norte, através do seu Departamento de Saúde Pública, em parceira com a DREN.

O PRESSE apoia a implementação da educação sexual nas escolas, de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo o trabalho conjunto entre os profissionais de saúde escolar e professores.

Tem como finalidade contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade, dos alunos da Região Norte. Pretende também, contribuir para a inclusão nos projetos educativos e nos currículos das escolas da Região Norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.

Apresenta-se como uma resposta facilitadora de todo o processo através da formação de profissionais de saúde escolar, professores e psicólogos em sexualidade humana, educação sexual e metodologias pedagógicas. E ainda, disponibiliza recursos pedagógicos que facilitam a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual previstos para os vários níveis de ensino.

Este programa tem como população-alvo alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, envolvendo também pais, encarregados de educação, pessoal não docente e restante comunidade possuindo todos estes atores um papel ativo no desenvolvimento do programa.

Começou por ser ministrada formação aos profissionais de saúde e aos coordenadores de educação para a saúde e educação sexual, no sentido de capacitar formadores para, na fase seguinte, implementarem o projeto nas escolas. De Moimenta da Beira realizaram a formação a professora Ondina Freixo, a psicóloga Suzete Matias  e duas enfermeiras da Unidade Local de Saúde (Isabel Salgueiro e Rita Frias).

Neste momento, já foi ministrada a formação aos docentes do 1º Ciclo e está a decorrer a formação para os directores de turma dos 5º, 7º e 10º anos de escolaridade. Em Janeiro, arrancam as actividades PRESSE na escola e as formações para os encarregados de educação.

 

  Rastreios

No âmbito do PEPS,  têm vindo a ser realizados rastreios à comunidade escolar com a colaboração de

enfermeiros da Unidade Local de Saúde.

Está a decorrer o rastreio à visão disponível para os alunos do 7º e 9º ano.

Para toda a comunidade escolar esteve disponível a medição do IMC, da Glicémia e do colesterol.

 

Dia Mundial da Alimentação

Para lembrar o Dia Mundial da Alimentação, no dia 14 de outubro, a equipa do PEPS realizou, no refeitório da Escola Secundária, o II Concurso de Sopas e o I Concurso de Sobremesas Saudáveis.

O objectivo visava apelar ao consumo de sopa e de sobremesas saudáveis em meio escolar e alertar para a necessidade de comer saudável como forma de combater a obesidade, sem esquecer a necessidade de contenção económica.

Toda a comunidade educativa foi convidada a participar e/ou a dirigir-se ao local a fim de saborear as magníficas sopas e sobremesas submetidas a concurso.








No final, a organização acabou por decidir que todos, pelo facto de participarem, eram vencedores, sendo-lhes atribuído um certificado de mérito e excelência pela participação.

Paralelamente, foi distribuída fruta a toda a comunidade escolar oferecida pela SOMA.