Alimentação com Arte

20 de Outubro de 2015

No dia da Alimentação o auditório da EB2 foi o palco escolhido para se falar de “Comer bem para melhor Crescer”, projeto a decorrer no Pré-escolar e 1º ciclo de Moimenta da Beira, com a introdução do lanche da manhã, igual para todas as crianças (no pré-escolar): leite escolar e pão com manteiga, fiambre, queijo, compota e nutela, de acordo com os dias da semana. 
As crianças tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre o tema e portaram-se como gente grande! 
Ouviram com atenção o que a enfermeira Rita lhes explicou, em linguagem acessível e como se fosse a 1ª vez. Sim porque nas salas do Jardim de Infância falamos e exploramos o tema da alimentação, todos os dias. A diferença é que o fato de estarem noutro espaço e com outros adultos, as crianças sentem-se muito mais importantes, porque certificam-se que sabem de que se fala, apesar de ser com outras palavras. 
Todas queriam responder e fizeram-no da mesma forma que fazem os adultos: com o dedo no ar, esperavam a sua vez. Claro que às vezes era difícil condicionar a sua participação, pois a resposta era espontânea.
Fizeram o jogo “os intrusos”, cujos participantes foram os alunos do curso de saúde, do 10ºF e 2 crianças de cada sala. O jogo foi muito divertido e curiosamente os alimentos intrusos não tiveram sorte, porque os alimentos bons, fizeram-lhes a vida negra. Na grande confusão houve um ou outro que entraram, mas as crianças disseram NÃO, aqui não ficas. Nós só queremos alimentos bons.
Por fim aprenderam uma canção alusiva ao tema e com a música dos patinhos mas estes não estavam no prato, andavam no lago a nadar.
Em nome do Agrupamento e especialmente das Educadoras e Assistentes o nosso agradecimento ao Centro de Saúde, especialmente à enfermeira Rita e também à Coordenadora Ondina e Professora Maria do Carmo, do PEPS, pela disponibilidade de passarem para o nosso lado! 
Esperamos que tenham ficado fãs deste público.
Até à próxima!

 

SOBRE O DIA DA ALIMENTAÇÃO

No dia da alimentação

Fomos todos passear

Aprendemos uma canção

De como nos alimentar!

A enfermeira Rita falou

De alimentos saudáveis

E também nomeou

Os que são dispensáveis!

Estivemos muito atentos

E sentados nas cadeiras

Falaram de alimentos

Que evitam as olheiras!

Depois de ouvirmos tudo

Fizemos um jogo engraçado

Prometemos para o futuro

Não vamos dizer não a nada!

Onze vezes a provar

Fazer as seis refeições

Até ficar a gostar

De ervilhas e feijões!

                                                                                  Vale sempre a pena tentar…e onze vezes provar!

16/10/2015           Deolinda Salgueiro