A Floresta, Um tesouro a Preservar…

3 de Dezembro de 2013

Projeto “A Floresta um Tesouro a Preservar”

            Trata-se de um projeto articulado entre o Agrupamento e a Associação “Os Lobos Uivam” em Caria e tem como finalidade principal dar a conhecer às crianças do Pré-escolar e 1º ciclo, a floresta e o que ela nos pode proporcionar, bem como a sensibilização à preservação e valorização do nosso património.

As escolas foram agrupadas para participarem nas atividades, entre 12 e 26 de novembro e tiveram oportunidade de experienciar vivências lúdico-pedagógicas do seu agrado. Os Técnicos que prepararam as atividades, mostraram que é com grande entusiasmo que o fazem e surpreenderam-nos. A escolha de jogos e experiências no exterior, proporcionaram-nos momentos de aprendizagem e respeito pela natureza, aproveitando o que ela nos oferece de melhor.

Os grupos funcionaram de acordo com o que lhes era pedido. O almoço foi servido no Centro Paroquial de Caria, onde fomos muito bem recebidos. O ponto alto do dia foi o magusto, com o acender da fogueira onde foi utilizada a caruma e pinhas que apanhamos.

Uma vez lançadas à fogueira as castanhas estalavam enquanto se ouviam as vozes inspiradoras das crianças a cantar:

Castanhas quentinha que boas que são, castanhas quentinhas na palma da mão; Saltitam, Crepitam toma lá e dá cá, castanhas sem vinho e S. Martinho, não há.

Foi certamente um dia bem passado, com aprendizagens muito importantes para a vida das crianças, apesar de não ser um dia de aulas normal.

Moimenta da Beira, 26 de novembro de 2013

A Coordenadora

Deolinda Salgueiro