6 de janeiro de 2016 – DIA DE REIS

13 de Janeiro de 2016

A tradição ainda é o que era…mas nem tanto!

Cantar os reis foi, em tempos, um encontro entre a escola e a comunidade, que tinha como objetivo principal, manter a tradição e dar as boas vindas ao novo ano, em ambiente festivo. A realidade das escolas e a familiarização com pessoas residentes nas localidades, facilitava a comunicação e a alegria era contagiante, sempre que as crianças saíam da escola e percorriam as ruas, cantando de casa em casa, em busca de guloseimas, desfrutando de momentos de entrega e partilha inesquecíveis. Era a magia dos três reis magos a reinar, durante um dia, com cantorias de letra e música adequadas.

Deixando o saudosismo e voltando aos nossos dias, o ano escolar de 2016 na escola básica de Moimenta da Beira, iniciou-se com o mau tempo a fazer jus ao Inverno, ainda recém-nascido e ameaçou quem queria cantar os reis e aproveitar os instrumentos musicais, preparados para entrar ao serviço e fazer barulho, para acordar tudo e todos!

As crianças do pré-escolar alinharam-se, para saudar os alunos do 1º ciclo, Professores a Assistentes, com muita convicção e divertimento também.
Mas não ficaram por aqui os desejos de boas festas. Mais tarde, fomos surpreendidos pelos Professores e pelo som poderoso do saxofone e do trompete e as vozes afinadas das crianças que cantaram para nós. Foi uma troca justa. Todos ficaram a ganhar. Os presentes não são tudo! Experiências como estas enriquecem-nos a todos.

Foi mais um dia de convívio, com espírito de festa e um sentimento de que as crianças tiveram o que lhes é devido. O temporal que fazia lá fora, conseguiu apenas impedir-nos de ir para a rua. Mas na escola não entrou, porque a porta estava fechada. Lá dentro aconteceu o que nós quisemos para o dia de reis.

Quem sabe, para o ano…a tradição volte!

Bom ano 2016 para todos

A Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

Deolinda Salgueiro