3ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira

21 de Maio de 2012

3ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira

(Balanço provisório)

Por cá, a 3ª Concentração de Telescópios voltou a correr muito bem (apesar do frio e nuvens) e creio ter sido novamente um grande sucesso para todos os astronomos e curiosos que nos visitaram.

As manifestações de carinho e agradecimento pela excelente organização do evento e pela forma como os recebemos cá continuam a chegar e também a ser expreessas nas redes sociais.
Não batemos o record dos 42 telescópios de 2009 (em que era o Ano Internacional da Astronomia e esteve um tempo maravilhoso) mas chegamos aos 37 Telescópios registados (incluindo os solares).Depois, com mais calma irei fazer uma noticia mais completa.
e uma notícia de divulgação prévia na RR:
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=62945

Moimenta da Beira continua a fazer, cada vez mais, parte do mapa nacional da Astronomia.

Prof. Paulo Sanches

3ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira

O Clube das Ciências vai levar a efeito, nos dias 19 e 20 de maio, nas instalações da Escola Secundária e no recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, a 3ª Concentração de Telescópios em Moimenta da Beira.

Esta iniciativa, de projeção nacional, pretende, entre outros objetivos, divulgar a Astronomia junto da comunidade e conseguir a maior concentração nacional de telescópios num só evento ou local, tentando bater o record alcançado na edição de 2009, que foi de 42 Telescópios.

A Concentração de Telescópios tem características quase únicas no Pais, atendendo ao elevado número de pormenores logísticos, muito do agrado dos astrónomos nacionais que nos têm visitado.

No dia 19, a partir das 21h30, vai realizar-se no recinto do Santuário de São Torcato, em Cabaços, uma Observação Noturna do Céu, com dezenas de telescópios, aberta a toda a comunidade.

Os participantes têm oportunidade de aceder aos mais variados tipos, tamanhos e configurações óticas de telescópios, além de poderem conversar e tirar algumas dúvidas com pessoas experientes na matéria.

Poderão consultar mais informações sobre o evento, no seguinte endereço: http://sites.google.com/site/clubedascienciasmb

Por questões logísticas, solicita-se a toda a Comunidade Educativa, que esteja interessada em participar em toda a Concentração de Telescópios, que preencha a ficha de Pré-Inscrição, disponível no site, e a entregue no PBX ou ao docente Paulo Sanches (pessoalmente ou via mail: prof.paulosanches@gmail.com).

Quem apenas desejar participar na Observação Noturna do Céu, que se realiza no recinto do Santuário de São Torcato – Cabaços, a partir das 21:30h.
NÃO necessita de fazer a pré-inscrição. Basta aparecer no local da observação.