1º Seminário – Luta contra o alcoolismo – VENCER PARA VIVER

9 de Maio de 2012

No dia 4 de Maio, realizou-se o primeiro Seminário que em Moimenta da Beira procurou abordar descomplexadamente o alcoolismo e as suas repercussões no homem, na família e na sociedade, como a violência doméstica e os efeitos nefastos ao nível da saúde.

Médicos, enfermeiros, psicólogos e até um juiz de Direito e um militar da GNR foram convidados a falar e a refletir.

Ao longo de todo o dia, realizaram-se palestras e debates no auditório da escola secundária da vila, no âmbito deste Seminário promovido pelo Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, onde já funciona há anos um projeto pioneiro promotor de saúde de enorme sucesso coordenado pela professora Ondina Freixo.

A cerimónia de abertura contou com a presença de José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Alcides Sarmento, Diretor do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, e Ondina Freixo, Coordenadora do Projeto Escola Promotora de Saúde (PEPS) do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

Seguiu-se a apresentação do projeto ELI pelas alunas do 10º B que fazem parte do PEPS. Este projeto é dirigido aos alunos do 1º ciclo, no sentido de os alertar para os perigos da ingestão de álcool.

A meio da manhã foi feita uma pausa para café que decorreu na Biblioteca Escolar. Esta ocasião foi aproveitada para, no mesmo espaço, os presentes poderem assistir à atuação da TUNADES – Tuna do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira. Um projeto iniciado no ano lectivo transato e coordenado pelo docente Nuno Fernandes.

Retomados os trabalhos, decorreu a palestra sobre o “Alcoolismo e violência doméstica” com a participação do Dr. Armando Leandro, Presidente da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, da Dr.ª Marisa Pinto, Psicóloga Clínica e da Saúde do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, e do Capitão Tiago Pombo, Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Moimenta da Beira. A moderar este painel esteve a Dr.ª Elza Pais, Deputada, Coordenadora do Grupo de Trabalho do Álcool e Toxicodependência no Âmbito da IX Comissão de Saúde da Assembleia da República.

Seguiu-se um almoço convívio na cantina da Escola secundária, para logo em seguida ser dada continuidade a este Seminário com uma palestra subordinada ao tema “Alcoolismo e saúde”. Palestra que foi dinamizada pelo Dr. Ricardo Jorge Rocha, Interno de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Cuidados de Serviços Personalizados (UCSP), pela Dr.ª Patrícia Vilarinho, Interna de Medicina Geral e Familiar da Unidade de Cuidados de Serviços Personalizados (UCSP), e pela Enf. Cristina Requeijo, Enfermeira Chefe da Unidade de Cuidados de Serviços Personalizados (UCSP). A moderadora deste painel foi a Dr.ª Isabel Baptista, Representante do Ministério da Educação e da Ciência na Comissão Técnica e Interministerial do IDT.

Depois de mais uma breve pausa para café, os participantes avançaram para a última palestra do dia, a qual teve como mote “Prevenir para não remediar”. Os oradores foram: Dr. José Manuel Vilalonga, Juiz de Direito do Tribunal da Comarca de Moimenta da Beira; Dr.ª Sofia Campos, Psicóloga Educacional do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira; Dr.ª Suzete Matias, Psicóloga Clínica da Unidade de Cuidados Personalizados (UCSP). A moderar esteve a Dr.ª Sandra Simões, Diretora do Departamento de Intervenção na Comunidade do Instituto da Droga e da Toxicodependência.

A terminar os trabalhos, coube à Dr.ª Elza Pais proceder às conclusões e ao encerramento deste 1º Seminário dedicado à luta contra o alcoolismo.

Para rematar esta iniciativa, os participantes dirigiram-se para a Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, onde, antes da degustação de um Demo de Honra, puderam presenciar a atuação da Master Class do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, um projeto musical que envolve professores, alunos, técnicos auxiliares e encarregados de educação e que é coordenado pelo professor José Pereira Pinto.

Foi uma jornada repleta de sucesso, pois verificou-se um ambiente de motivação e interesse por parte de todos os intervenientes.