Jardim de Infância de Sever

21 de Fevereiro de 2011

A aldeia de Sever fica situada junto à EN 226, é sede de freguesia do concelho de Moimenta da Beira e pertence ao distrito de Viseu.

É um meio rural, sendo a agricultura a fonte de subsistência da população.

Existe alguma imigração, nomeadamente para a Suíça e para a França, onde realizam trabalho sazonal (vindimas, podas das videiras e apanha do morango).

Possui algum comércio: dois minimercados, onde as pessoas se abastecem de produtos de primeira necessidade, e dois cafés onde as pessoas se reúnem, para conviver principalmente no fim-de-semana.

Existe também na localidade uma fábrica de materiais de construção a “ Bloco Viga “, que emprega algumas pessoas. Existem também alguns armazéns de fruta, uma vez que nesta localidade predomina o cultivo de árvores de fruto nomeadamente a maça. A empresa “ Nave Norte “, emprega algumas pessoas desta localidade e dedica-se à produção e distribuição de fruta para várias zonas do país

A nível de infra-estruturas, possui água de rede pública, saneamento básico, rede eléctrica, rede telefónica, transportes públicos, assim como vias de acesso bastante razoáveis.

O jardim de Infância de Sever, fica localizado numa sala disponibilizada pelo Centro social e cultural de Sever, possui uma sala de actividades bastante espaçosa, bem apetrechada e com boa iluminação natural, uma dispensa para arrumos, uma casa de banho para crianças, com três sanitas pequenas, três lavatórios e outra para adultos, um hall de entrada.

O exterior, tem recreio próprio e um parque infantil, que não é utilizado porque o seu estado de conservação não oferece segurança ás crianças. Possui também um polivalente que é utilizado com alguma frequência desde que as condições climatéricas o permitam.

O Jardim-de-Infância, ao nível das infra-estruturas, possui aquecimento com dois aquecedores a óleo, possui energia eléctrica, água canalizada e ao nível da segurança, possui apenas um extintor.

O grupo é constituído por 15 crianças. Dessas, 11 são do sexo masculino e 4 é do sexo feminino. No grupo há 1 criança de 3 anos, 6 crianças de 4 anos, 6 crianças de 5 anos e 2 de 6 anos. Quatro crianças moram em Arcas, uma localidade próxima que pertence á freguesia de Sever, e por isso estas crianças são transportadas para o jardim. Algumas das crianças que habitam em Sever, também são transportadas, uma vez que moram a alguma distância do Jardim. Em virtude de se verificar a necessidade do serviço de almoço algumas crianças usufruem deste serviço, bem como do serviço de Prolongamento do Horário, estando o Jardim aberto até às 17h30m.

Imagens