Jardim de Infância de Sanfins

11 de Janeiro de 2011

Sobre o Jardim de Infância de Sanfins

Em 1997, com um número razoável de crianças em idade pré-escolar, a viver na freguesia de Sanfins-Paçô, surgiu a necessidade de abrir uma sala de Jardim de Infância.

Foi ocupada, para o efeito, uma das salas das instalações da Escola do 1º C. E. B., na localidade de Sanfins. Contudo, as crianças da localidade de Paçô não o frequentavam, preferindo em alguns casos frequentar o Jardim de Infância de Sever.

Para solucionar o problema foi arranjado um espaço que era do consenso e agrado de ambas as localidades.

O edifício pertencente à Associação Cultural e Recreativa de Solidariedade Social da Freguesia de Paçô foi adaptado para aí funcionar o Jardim de Infância e, a partir daí, já as crianças de Paçô o passaram a frequentar.

O Jardim de Infância situa-se entre as duas localidades, mais propriamente no termo de Paçô e no início de Sanfins. Fica à beira da estrada nacional nº 226, que liga Moimenta da Beira a Lamego.

A frequência neste estabelecimento de ensino tem vindo a enfrentar um problema: a diminuição do número de crianças derivado à grande emigração desta população, que procura melhores condições de vida, sobretudo no estrangeiro, e à baixa natalidade, devida a diversas condicionantes socioeconómicas.

Neste ano lectivo de 2010/2011 estão inscritas, para o frequentar, 8 crianças.

Actualmente, o Jardim de Infância está integrado no Agrupamento de Escolas do Concelho de Moimenta da Beira, com o qual mantém estreita ligação, nomeadamente na realização de diversas actividades, projectos e convívios, que se desenrolam quer nas instalações do Jardim quer nas da sede do Agrupamento, ao longo do ano lectivo.

O edifício

O Jardim de Infância é constituído por um único edifício, de um só piso, que se destina exclusivamente a uso escolar.

Possui:

  • Um hall de entrada;
  • Uma sala de actividades;
  • Uma sala pequena, que serve como cantina escolar;
  • Uma cozinha equipada, que apoia a distribuição, às crianças, de refeições, almoços e lanches;
  • Uma despensa para arrumos;
  • Instalações sanitárias para adultos e para crianças;
  • Um pequeno alpendre exterior, onde existe acesso para quem possua dificuldades de locomoção.

Para mais informações pode consultar este documento: O Jardim de Infância de Sanfins [PDF]

Imagens

Contactos

Telefone: 254 677 161