Jardim de Infância D. Carolina Guedes

27 de Dezembro de 2010

O Jardim de Infância D. Carolina Guedes, de Moimenta da Beira, situa-se no concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu e pertence ao Agrupamento de Escolas, que engloba todos os níveis de ensino desde o Pré-escolar, 1º,2º, 3º Ciclos e Secundário. Este Jardim funciona no antigo edifício do 1º Ciclo, totalmente recuperado para o efeito, que reúne as condições necessárias para o bom funcionamento do mesmo. O interior é constituído por um hall de entrada, dois pequenos halls, quatro salas de actividades (arejadas, espaçosas e com luz natural), uma sala de reuniões, um gabinete de trabalho, uma sala polivalente, vários W.C. para adultos (7), dois W.C. para crianças e um W.C. adaptado para deficientes adultos, dois balneários, uma pequena arrecadação e cantina.

É frequentada por 65 crianças que estão distribuídas pelas três salas do Jardim-de-infância, da seguinte maneira:

  • sala I constituída por 25 crianças;
  • sala II constituída por 20 crianças;
  • sala III constituída por 20 crianças.

O Jardim-de-infância possui material audiovisual: televisores, vídeos, dvd e rádios gravadores. Está equipado com mobiliário adequado à faixa etária que o frequenta e às actividades desenvolvidas. Tem ainda material didáctico, específico para o desenvolvimento de actividades de enriquecimento curricular: Educação Físico – Motora, TIC e Educação Musical.

O espaço exterior possui, para além de uma grande área, uma caixa de areia e um parque infantil, onde as crianças, podem brincar livremente.

Recursos Humanos:

  • Pessoal Docente:
    • Três Educadoras de Infância titulares de turma
    • Uma Educadora de Apoio
    • Uma Educadora com dispensa da componente lectiva a exercer funções de Coordenadora de Estabelecimento
    • Uma Educadora de Apoio a crianças com necessidades educativas especiais
  • Pessoal Não Docente:
    • Três Assistentes Técnicas;
    • Duas Tarefeiras.

Reuniões de pais: Estas reuniões realizam-se regularmente de forma a complementar o trabalho desenvolvido em articulação com as famílias. O atendimento aos pais é feito semanalmente, sendo este ano lectivo às terças-feiras das 15h30m às 16h. No entanto, o contacto com os mesmos, é feito diariamente e sempre que for conveniente.

Componente de Apoio à Família. Este serviço dá resposta às necessidades dos Encarregados de Educação no período pós lectivo. É assegurado por duas animadores sociais e três auxiliares dos serviços gerais. O horário lectivo é de cinco horas, sendo o restante prestado pelos serviços de apoio sócio-educativo, com almoço e horário que pode ser prolongado até ás 19h quando solicitado. Esta componente educativa é articulada e supervisionada pelas Educadoras de Infância em exercício de funções. Em resumo, destacamos a importância da Educação Pré-Escolar, como a primeira etapa da vida escolar da criança, na qual, aprende a Ser, a Estar e a Aprender.

Imagens

Contactos:

Morada: Rua Fernão Magalhães 3620 – Moimenta da Beira

Telefone: 254582328