Escola EB1 Maria José Tomás de Carvalho – Vila da Rua

9 de Fevereiro de 2011

A Freguesia da Rua pertence ao Concelho de Moimenta da Beira. É constituída por cinco povoações: Vila da Rua, Prados de Baixo, Prados de Cima, Vide e Granja dos Oleiros. Fazem ainda parte da freguesia algumas quintas.

É atravessada por uma pequena ribeira que desagua no Rio Távora.

A região produz a maior variedade de frutos, sendo cultivados em maior abundância a batata, os cereais e o vinho.

Dizem as pessoas mais velhas que noutros tempos se criou aqui em grande quantidade o bicho-da-seda e, por isso, se encontram ainda pela freguesia muitas amoreiras. Houve também uma fábrica de meias que muito valorizou este meio.

A configuração da freguesia é mais ou menos plana, com excepção duma pequena elevação situada no centro, denominada Calvário. É no sopé desse outeiro que se encontra a nossa Escola. Dá-se a esse outeiro o nome de Calvário, porque em tempos antigos o encimavam três cruzes e dizem os nossos avós que era costume, durante a quaresma, terminar aqui a Via-Sacra.

Do cimo se contempla, em redor, uma linda paisagem e se divisa quase toda a freguesia.

A nossa freguesia remonta a tempos antiquíssimos, tendo-se encontrado vestígios do tempo da romanização da península como: moedas, tijolos, bilhas de barro, muros de habitações… Há mesmo uma região da freguesia onde a quantidade de coisas encontradas levou à crença da existência duma cidade denominada Rochelá ou Arrochelá.

Toda esta região a que pertence a nossa freguesia foi propriedade de Egas Moniz e depois dos seus descendentes.

A nossa freguesia foi durante muitas dezenas de anos sede de Concelho, chamando-se nessa altura Caria de Baixo. A comprovar esta afirmação existe um artístico pelourinho considerado monumento nacional e que está situado em frente da antiga cadeia.

No ano de 1949, foi construída no lugar do Calvário o Edifício para a Escola, tipo plano dos Centenários de 316,25m2 de superfície coberta, com dois salões para os exercícios escolares dos dois sexos de 50,43m2 cada um, e dois salões de 26,46m2 cada um, que servem de vestiário. O recreio anexo para os dois sexos mede 1031,74 m2. Foi inaugurada no dia 6 de Novembro de 1949.

Em 1953, foi fundada a Cantina com 90 m2 de área, no dia 14 de Julho. A luz eléctrica, inaugurou-se no dia 13 de Novembro de 1967, às 14 horas.

Após cinco anos, em 1972 a escola foi aumentada, mantendo a configuração actual.

A escola passou a denominar-se: Escola Básica do Primeiro Ciclo Maria José Tomás de Carvalho em homenagem a uma ilustre professora desta freguesia, do lugar de Prados de Cima, que trabalhou durante muitos anos nesta escola.

Nela funcionam o ensino pré-primário, o primeiro ciclo e uma ocupação de ATL, ocupando as 4 salas. Actualmente frequentam a 27 alunos no 1º ciclo, distribuídos pelos 4 anos de escolaridade.

Imagens